- Conhecer a lenda da fundação de Roma;
- Explicar como é que Roma passa de aldeia a capital de um grande império;
- Pintar num mapa mundo os limites do Império Romano no século II;
- Explicar porque é que os Romanos chamavam ao Mar Mediterâneo "mare nostrum";
- Apontar os vários factores que permitiram aos Romanos romanizar os povos conquistados;
- Explicar porque é que se diz que a economia romana é urbana, comercial e monetária;
- Construir uma pirâmide social romana que integre os vários grupos sociais, do mais poderoso e rico para o mais pobre;
- Explicar, de forma abreviada, a vida quotidiana de um Romano;
- Apontar os poderes do Imperador;
- Referir os orgãos políticos que governavam em conjunto com o Imperador;
- Explicar o que é o forum romano;
- Apontar as características da arquitectura romana;
- Referir as características da escultura e da pintura romanas;
- Dar 4 exemplos de deuses romanos e respectivas atribuições;
- Dizer de que forma os Romanos cultuavam os seus deuses e conseguiam obter a sua protecção;
- Explicar o que era a culto imperial;
- Apontar o século em que foi conquistada a Península Ibérica;
- Dizer qual o povo que ofereceu maior resistência aos Romanos na Península Ibérica e de que forma o conseguiu;
- Dar exemplos que ilustrem a romanização da Península Ibérica;
- Conhecer a origem do Cristianismo (onde, quando apareceu e quem foi o seu fundador);
- Conhecer a mensagem de Jesus Cristo;
- Apontar os factores que permitiram a difusão do Cristianismo no Império Romano;
- Compreender as consequências da perseguição movida por alguns imperadores aos primeiros cristãos;
- Relacionar a acção dos imperadores Constantino e Teodósio com a difusão do Cristianismo.
BOM TRABALHO!!
Sem comentários:
Enviar um comentário